Pesquisar neste site

sábado, 26 de abril de 2014

Dicas Função SOMA no Excel

O Excel, conta com uma infinidade de funções e operações que podem ser nele usufruídas. Porém, o mesmo não serve somente para operações complexas, como muitos pensam, também é utilizado para atividades cotidianas, como a soma.

Temas como finanças, porcentagens, gráficos e tantas outras operações matemáticas são buscadas diariamente de forma simplificada e prática. O Excel oferece-lhes tudo isso e muito mais, contando com mais de 200 funções, a maioria simples de serem usadas e compreendidas. Em pleno século XXI, com toda a tecnologia a nosso alcance, não necessitamos mais ir para a "ponta do lápis", basta fazer o uso de algumas fómulas e deixar que programa se encarregue do resto.

Neste tutorial, aprenda, passo a passo, a como executar esta função que facilitará sua vida.

SOMANDO CÉLULAS HORIZONTAIS

Façamos, por exemplo, uma planilha de gastos mensais, a fim de descobrir o valor gasto por uma determinada pessoa no final de um mês (usaremos valores simples para melhor compreensão). Após transpor os valores para a planilha no Excel, proceda da seguinte maneira:

1. Clique na última célula da primeira linha da planilha, e escreva a função =SOMA(B2:E2), onde irá ser somado os valores das células B2 até E2.



2. Pressione a tecla ENTER e observe que a célula F2 apresentará a soma dos valores.



SOMANDO CÉLULAS VERTICAIS

Após lançadas as despesas de todos os meses, iremos encontrar o valor total anual, ou seja, somando-se os totais de cada mês e criando uma nova célula para o valor total.

1. Primeiramente expanda a função da célula F2 para as demais células desta coluna: dando um duplo clique na célula, observe que há no canto inferior direito um ponto, arraste-o para baixo, até a última célula que será utilizada da coluna.



Perceba que, automaticamente, os resultados serão preenchidos.



2. Após, crie uma célula onde será apresentado o valor total anual gasto e aplique a seguinte função=SOMA(F2:F13), onde serão somados todos os valores anteriores.



Pressione ENTER e observe que o resultado será dado automaticamente



SOMANDO UM VALOR FIXO AO RESULTADO

Somar um valor pré-fixado ao resultado que será obtido na soma das células também é possível. Suponha que você possua um plano fixo de telefonia no valor de R$ 50,00 e queira acrescentá-lo à soma de suas despesas do mês, basta alterar a função SOMA. Vejamos como:

1. Dê um duplo clique na célula F2 modifique a função para =SOMA(B2:E2;50), isto significa que, além de serem somados os valores das células B2 até E2, será acrescido 50.



2. Pressione ENTER e perceba que o valor anterior somente foi acrescido de 50.

ANTES



DEPOIS



3. Para atribuir a mesma mudança às outras células, basta proceder como anteriormente, arrastando o canto inferior esquerdo da célula para baixo.

Observe que os valores irão ser recalculados automaticamente:




SOMA DE COLUNAS ESPECÍFICAS

Para saber o valor total gasto em cada despesa, durante um ano, faremos o uso da soma de colunas. Basta, em um espaço, junto ou separado da tabela principal, nomear as contas que queira descobrir o valor total. Calcularemos, por exemplos, as despesas em alimentação e transporte.

1. Façamos primeiro com a rubrica alimentação: na célula referente a esta, aplique a função=SOMA(C2:C13), ou seja, a soma de todos os valor contidos entre as células C2 e C13.



Pressione ENTER e descubra o resultado:



2. Agora, com a rubrica transporte, proceda da mesma forma: na célula referente a ela, aplique a função =SOMA(D2:D13), que irá somar todos os valor de D2 a D13.



Após pressionar ENTER




SOMANDO OS MESES PARES

Faremos, agora, a soma dos resultados dos meses pares:

1. Em uma célula escreva a inicial da função =SOMA e prossiga clicando nos resultados dos meses pares intercalando cada clique com o símbolo do ponto e vírgula ( ; ).



Pressione a tecla ENTER para obter o resultado



Enfim, se somente com esta simples função podemos realizar tantas atividades, imagine utilizando as tantas outras disponibilizadas por este software. São inúmeras maneiras de representarmos nossos valor, basta buscarmos o mais adequado ao nosso objetivo.


Fonte parcial : http://www.aprenderexcel.com.br

Google+

Nenhum comentário:

Postar um comentário