Temas como finanças, porcentagens, gráficos e tantas outras operações matemáticas são buscadas diariamente de forma simplificada e prática. O Excel oferece-lhes tudo isso e muito mais, contando com mais de 200 funções, a maioria simples de serem usadas e compreendidas. Em pleno século XXI, com toda a tecnologia a nosso alcance, não necessitamos mais ir para a "ponta do lápis", basta fazer o uso de algumas fómulas e deixar que programa se encarregue do resto.
Neste tutorial, aprenda, passo a passo, a como executar esta função que facilitará sua vida.
SOMANDO CÉLULAS HORIZONTAIS
Façamos, por exemplo, uma planilha de gastos mensais, a fim de descobrir o valor gasto por uma determinada pessoa no final de um mês (usaremos valores simples para melhor compreensão). Após transpor os valores para a planilha no Excel, proceda da seguinte maneira:
1. Clique na última célula da primeira linha da planilha, e escreva a função =SOMA(B2:E2), onde irá ser somado os valores das células B2 até E2.
2. Pressione a tecla ENTER e observe que a célula F2 apresentará a soma dos valores.
SOMANDO CÉLULAS VERTICAIS
Após lançadas as despesas de todos os meses, iremos encontrar o valor total anual, ou seja, somando-se os totais de cada mês e criando uma nova célula para o valor total.
1. Primeiramente expanda a função da célula F2 para as demais células desta coluna: dando um duplo clique na célula, observe que há no canto inferior direito um ponto, arraste-o para baixo, até a última célula que será utilizada da coluna.
Perceba que, automaticamente, os resultados serão preenchidos.
2. Após, crie uma célula onde será apresentado o valor total anual gasto e aplique a seguinte função=SOMA(F2:F13), onde serão somados todos os valores anteriores.
Pressione ENTER e observe que o resultado será dado automaticamente
SOMANDO UM VALOR FIXO AO RESULTADO
Somar um valor pré-fixado ao resultado que será obtido na soma das células também é possível. Suponha que você possua um plano fixo de telefonia no valor de R$ 50,00 e queira acrescentá-lo à soma de suas despesas do mês, basta alterar a função SOMA. Vejamos como:
1. Dê um duplo clique na célula F2 modifique a função para =SOMA(B2:E2;50), isto significa que, além de serem somados os valores das células B2 até E2, será acrescido 50.
2. Pressione ENTER e perceba que o valor anterior somente foi acrescido de 50.
ANTES
DEPOIS
3. Para atribuir a mesma mudança às outras células, basta proceder como anteriormente, arrastando o canto inferior esquerdo da célula para baixo.
Observe que os valores irão ser recalculados automaticamente:
SOMA DE COLUNAS ESPECÍFICAS
Para saber o valor total gasto em cada despesa, durante um ano, faremos o uso da soma de colunas. Basta, em um espaço, junto ou separado da tabela principal, nomear as contas que queira descobrir o valor total. Calcularemos, por exemplos, as despesas em alimentação e transporte.
1. Façamos primeiro com a rubrica alimentação: na célula referente a esta, aplique a função=SOMA(C2:C13), ou seja, a soma de todos os valor contidos entre as células C2 e C13.
Pressione ENTER e descubra o resultado:
2. Agora, com a rubrica transporte, proceda da mesma forma: na célula referente a ela, aplique a função =SOMA(D2:D13), que irá somar todos os valor de D2 a D13.
Após pressionar ENTER
SOMANDO OS MESES PARES
Faremos, agora, a soma dos resultados dos meses pares:
1. Em uma célula escreva a inicial da função =SOMA e prossiga clicando nos resultados dos meses pares intercalando cada clique com o símbolo do ponto e vírgula ( ; ).
Pressione a tecla ENTER para obter o resultado
Enfim, se somente com esta simples função podemos realizar tantas atividades, imagine utilizando as tantas outras disponibilizadas por este software. São inúmeras maneiras de representarmos nossos valor, basta buscarmos o mais adequado ao nosso objetivo.
Fonte parcial : http://www.aprenderexcel.com.br
Google+
Nenhum comentário:
Postar um comentário