1 º Exercício - "JUNTO''
O cão deve estar sempre à sua esquerda, com o ombro encostado em sua perna. Sem se adiantar, atrasar ou desviar pela lateral.
Com o cão parado do seu lado esquerdo, ajuste o colar. Coloque-o na junção entre pescoço e cabeça. Segure a guia com as duas mãos (em cães de porte grande, a mão esquerda deverá estar bem próxima do colar). Dê o comando "Junto" e comece a andar em linha reta, em velocidade normal.
Se o cão quiser se adiantar, atrasar, afastar pela lateral ou cheirar o chão, corrija com um "Não" e tencione a guia trazendo-o aos poucos na posição correta sem parar de andar. Repita o comando "Junto". Assim que estiver na posição correta, elogie: "Isso, muito bem!" e de carinho com as mãos.
Nas correções, a direção da tensão a ser dada na guia varia de acordo com as falhas. Para adiantamento, tencione para trás. Afastamento pela lateral para a sua direita. Atraso, para frente. Cheirar o chão, para cima.
Nos elogios, tire a mão esquerda da guia e acaricie o cão abaixo da orelha esquerda.
Para cães de pequeno e médio porte, abaixe-se e, sem parar de andar, faça um rápido carinho, levantando em seguida. Para cães grandes, se sua mão alcançar a cabeça do cão sem precisar curvar o corpo, permaneça assim o maior tempo o possível.
Se precisar corrigir novamente, faça-o com as duas mãos na guia. Quando o cão se atrasar, assim que tencionar a guia na sua direção, bata na perna esquerda. Ordene "Junto", sem parar de andar até que esteja correto. Elogie-o a seguir.
Ande em linha reta por, no máximo 40 passos. Gire pela esquerda e volte para o ponto onde iniciou. Repita sucessivamente. Nós intervalos da aula, ainda no comando "Junto", Saia da linha reta e vá para uma lateral. Pare, afrouxe a guia e comande "Passear".
Para voltar à aula, leve o cão passeando até o local de início. Ajuste o Colar e reinicie.
Procure afrouxar a guia cada vez mais. Com as correções e elogios bastarão para que o animal entenda o que você espera dele.
No fim da aula, volte para casa no comando "Passear".
Nas próximas sessões, quando ele já estiver andando junto, com a guia frouxa, deixe-o passear somente nas proximidades do local do adestramento. Faça o percurso casa – local de adestramento – casa sob comando “junto”. Quando o cão estiver andando perfeitamente “junto”, em linha reta, passe a treiná-lo fazendo ziguezagues, conversões e círculos à direita e esquerda. Por último, varie a velocidade (passo normal – trote – passo lento), somente em linha reta.
Detalhe: nas conversões à direita e mudanças de velocidade, dê o comando “junto”.
2 º Exercício - "SENTA''
Dê o comando “senta”. Segure a guia com a mão direita perto do colar. Faça pressão para cima. Ao mesmo temo, com os dedos indicadores e polegar da mão esquerda, pressione a garupa do cão suavemente para baixo até que ele se sente. Elogie-o. Comande “junto” e dê apenas quatro passos. Depois, pare e faça o cão sentar-se do seu lado esquerdo corretamente.
Não se esqueça de comandar “junto” toda vez que for andar. Dê poucos passos, pois terá de enfatizar o exercício de sentar.
Quando conseguir que o cão se sente sem muita dificuldade, passe a dar apenas um leve toque na guia para cima. Deixe de fazer pressão com a mão esquerda na sua garupa.
Posteriormente, não ajude com a guia. Se não sentar, repita o comando com entonação de voz mais forte e um leve toque na guia.
Se o cão sentar desalinhado, sobre uma das patas, corrija delicadamente com o pé (sem chutar ou pisar na pata) e pressione de leve com a guia para frente. Se ele tentar deitar, não deixe com um toque na guia para cima.
O exercício só estará concluído quando conseguir que o cão se sente sem comando ou ajuda. Uma vez aprendido o exercício, antes de iniciar o adestramento ou comandá-lo para passear, o cão deve sentar-se.
3 º Exercício - "FICA''
Com o cão sentado, segure a guia com a mão esquerda. Dê o comando “fica”. Ao mesmo tempo, com o braço direito estendido, mão espalmada com dedos unidos, direcionada para seu focinho, afaste-se bem lentamente até a frente do cão.
Se o seu cão for grande, mantenha a mão bem perto do focinho. Deixe a guia sempre frouxa. Se puxá-la, ele sairá do lugar.
Corrija-o tencionando a guia para cima se ele sair do lugar ou se levantar. Faça-o sentar-se e comande “fica” com entonação de voz forte, aproximando a mão em seu focinho. Depois de 1 minuto, retorne até ele pela esquerda. Em seguida, elogie.
Dê ênfase ao “fica”. Ande “junto” apenas quatro passos. Assim que sentar, comande-o para ficar.
Por vezes, volte a ele. Elogie com um leve carinho na cabeça. Retorne à sua frente devagar, sempre repetindo o comando “fica”.
Aumente a distância e a duração do exercício aos poucos, até conseguir controlá-lo, segurando a ponta da guia. Faça movimentos à sua frente, para direita e para esquerda. Dê voltas ao seu redor, sempre pela sua direita. Conseguindo isto, faça o mesmo quando for retornar e iniciar novo exercício.
4º Exercício - “DEITA”
Com o cão sentado à sua esquerda, segure a guia com as duas mãos (a esquerda perto do colar). Pressione para baixo. Diga “deita”. Quando o fizer, elogie.
Se, mesmo pressionando a guia para baixo, o cão não quiser deitar, mantenha a pressão com a mão esquerda. Com a direita puxe suas patas dianteira para a frente até ele deitar. Bater a mão no chão e estalar o dedo também ajuda. Permaneça agachado junto dele por alguns segundo, elogiando e acariciando. Depois, levante bem devagar, dando o comando “fica”. Fique em pé do seu lado por alguns segundos. Segure a guia frouxa com a mão direita. Comande para sentar, dando um leve toque na guia para cima. Bata com a mão esquerda na perna. Assim que ele se sente, elogie-o muito. Se o fizer antes de seu comando repreenda-o imediatamente. Faça-o deitar e ficar de novo.
Caso ele se levante quando estiver fazendo-o deitar, corrija, faça sentar de novo e recomece.
Dê ênfase ao comando “deita”. Deitando com facilidade ao seu lado, ensine-o a deitar e sentar à sua frente. Comande com sentar e ficar. Afaste-se à sua frente. Estenda o braço com a mão espalmada para baixo na altura do focinho, comande “deita” e faça um movimento rápido com a mão para baixo. Caso não deite, com a mão esquerda perto do colar, de um toque na guia para baixo. Repita o gesto e o comando com entonação de voz mais forte.
Uma vez deitado, comande “fica”. Dê voltas ao seu redor. Pare à sua frente, estenda o braço com a mão espalmada agora para cima, direcionada para suas patas. Comande “senta” com um leve toque para cima e, ao mesmo tempo, faça um movimento rápido com a mão para o alto.
Assim que sentar, comande “fica”. Retorne até ele e acaricie. Enfatize os comandos pela frente.
5º Exercício - “AQUI”
Comande para sentar e ficar. Vá à sua frente, afastando-se o máximo possível. Segure na ponta da guia, estenda o braço direito apontando só o indicador na direção da cabeça do cão.
Comande “aqui”. Aponte para baixo e, ao mesmo tempo, dê um leve toque na guia em sua direção. Assim que estiver vindo, bata com a mão direita na perna até que ele chegue, fazendo-o sentar-se à sua frente. Elogie muito. Fique parado por alguns segundos. Passe a guia para a mão direita e, em seguida, comande “junto”, dando um leve toque na guia para trás e à sua direita. Assim que ele estiver atrás de você, volte a guia para a mão esquerda, fazendo-o sentar-se ao seu lado. Reforce o exercício.
Uma vez que o cão faça o exercício com facilidade, passe a treinar o “aqui” quando ele estiver passeando. Sem a necessidade do comando “senta”, chame-o “aqui”.
O exercício estará completo quando o cão, passeando distraído, obedecer prontamente ao comando “aqui” (sem tencionar).
Depois de ter aprendido todos os exercícios
Use a guia longa ou cordinha de náilon para comandá-lo de uma DISTÂNCIA MAIOR.
Mude a seqüência dos exercícios para o cão não automatizá-los.
NUNCA deixe que o cão faça um exercício sem o seu comando.
Faça a MANUTENÇÃO do adestramento semanalmente e, se possível, em locais diferentes.
Fonte parcial : http://www.adestramentogratis.com
Google+